Trump anuncia plano para expulsar moradores de rua de Washington

Presidente dos EUA diz que removerá sem-teto da capital e prenderá criminosos, prometendo tornar Washington “mais segura e bonita”.

NOTICIAS

8/10/20252 min read

Donald Trump, com terno azul e gravata vermelha, em meio a repórteres e câmeras.
Donald Trump, com terno azul e gravata vermelha, em meio a repórteres e câmeras.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (10) que pretende despejar moradores de rua da capital, Washington, D.C., e prender criminosos que atuam na cidade.
A declaração foi feita em postagem na rede social Truth Social, onde também prometeu realizar uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11) para apresentar medidas contra crimes violentos.

Trump afirmou que os moradores de rua seriam enviados para abrigos “longe da capital”, enquanto criminosos iriam diretamente para a prisão.

“Os moradores de rua precisam se mudar, imediatamente. Nós lhes daremos lugares para ficar, mas longe da capital. Os criminosos… vamos colocá-los na cadeia, onde pertencem”, escreveu.

A Casa Branca não explicou qual autoridade legal permitiria a Trump despejar pessoas de Washington, já que o presidente controla apenas propriedades e terras federais na cidade.
O distrito possui cerca de 3.782 pessoas em situação de rua, sendo a maioria em abrigos de emergência ou moradias temporárias. Cerca de 800 vivem diretamente nas ruas, segundo a organização Community Partnership.

Trump publicou fotos de barracas e ruas com lixo, dizendo que pretende deixar a cidade “mais segura e bonita do que nunca”.

 Visão aérea de policiais interagindo com pessoas ao lado de uma barraca em um gramado.
 Visão aérea de policiais interagindo com pessoas ao lado de uma barraca em um gramado.

A fala de Trump ocorre após um ataque a um jovem funcionário de seu governo, que o irritou e levou à mobilização de 450 policiais federais no último sábado (9).
Segundo a Casa Branca, as operações visavam combater crimes como porte ilegal de arma, direção com carteira suspensa e uso de motocicletas de forma irregular.

A prefeita democrata Muriel Bowser negou que a cidade esteja enfrentando um aumento na criminalidade, lembrando que os índices atuais são os mais baixos em 30 anos.
Segundo dados oficiais, a criminalidade violenta caiu 26% nos sete primeiros meses de 2025, e a criminalidade geral, cerca de 7%, em comparação com 2024.

Bowser destacou que Trump poderia convocar a Guarda Nacional, mas considerou suas declarações mais políticas do que práticas.