Trump Acusa: 'Perdemos Índia e Rússia para a China', Diz Presidente após Desfile Militar com Aliados

Em sua rede social, Donald Trump reagiu à exibição de poder em Pequim, que reuniu Xi Jinping, Putin, Kim Jong-un e o primeiro-ministro da Índia, e chamou a aliança de 'profunda e sombria'.

INTERNACIONAL

Paula Ventura

9/5/20252 min read

a group of men in suits and ties walking down a red carpet
a group of men in suits and ties walking down a red carpet

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu com indignação ao desfile militar da China, que contou com a presença de líderes como Vladimir Putin e Kim Jong-un. Em uma postagem em sua rede social, o presidente americano fez uma declaração contundente: "Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria". A fala de Trump é um sinal de que os Estados Unidos estão preocupados com o crescente alinhamento de países que, até então, mantinham relações estratégicas com Washington.

A postagem de Trump em sua rede social, que foi acompanhada de uma imagem dos líderes caminhando, demonstra a preocupação da Casa Branca com a nova ordem mundial que a China busca estabelecer. O presidente americano, que em outras ocasiões elogiou suas relações com os líderes da China, Rússia e Coreia do Norte, agora os acusa de "conspirar" contra os Estados Unidos. A fala de Trump mostra a fragilidade de sua política de "América em primeiro lugar", que está alienando até mesmo aliados estratégicos.

a group of men standing next to each other
a group of men standing next to each other

O desfile militar, que foi o maior da China em seis anos, foi um palco para a demonstração de poder do país. A exibição de mísseis hipersônicos, drones de última geração e outras armas, com a presença de Vladimir Putin e Kim Jong-un, foi um recado claro para o Ocidente. A presença do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no desfile, é um sinal de que até mesmo a Índia, um parceiro estratégico dos EUA, está se alinhando com a China.

A postagem de Trump sobre a Índia é particularmente significativa. Embora a Índia seja um parceiro estratégico dos EUA, o país tem mantido uma postura neutra em relação ao conflito na Ucrânia e continua comprando petróleo russo com descontos. A política de Trump de pressionar a Índia e outros países para que eles parem de comprar petróleo russo tem sido vista por muitos como uma forma de alienar aliados. O alinhamento da Índia com a China, um rival de décadas, é um sinal de que a política de Trump pode estar se voltando contra ele.