Trump acusa Brasil de “execução política” contra Bolsonaro e critica relação comercial

O presidente dos EUA defendeu Bolsonaro, chamou o caso de “execução política” e disse que o Brasil é um dos piores parceiros comerciais do mundo.

NOTICIAS

8/14/20251 min read

 Donald Trump gesticula durante um discurso, com terno azul e gravata vermelha, em um ambiente forma
 Donald Trump gesticula durante um discurso, com terno azul e gravata vermelha, em um ambiente forma

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras declarações nesta quinta-feira (14), afirmando que o Brasil tenta fazer uma “execução política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump disse considerar Bolsonaro “um homem honesto” e classificou as investigações contra ele como “terríveis”.

“Quantos aí têm contrato só para dizerem que são casados? As pessoas sabem quem é quem. Ficam quietos, fingem que acreditam, né?”, disparou. Para Trump, o caso se assemelha a uma “caça às bruxas” e é um exemplo de perseguição política.

Ao ser questionado sobre a aproximação do Brasil com a China, Trump disse não estar preocupado. “Eles podem fazer o que quiserem, não estão indo muito bem. O que nós estamos fazendo em termos de economia está impressionando todo mundo, incluindo a China”, afirmou.

Lula assinando documentos em uma mesa, com Fernando Haddad e outros políticos observando.
Lula assinando documentos em uma mesa, com Fernando Haddad e outros políticos observando.

Trump também acusou o Brasil de ser um dos piores parceiros comerciais dos EUA, alegando que o país cobra tarifas altíssimas e dificulta negociações há anos. Essa tensão comercial foi um dos motivos apontados para a recente tarifa de 50% imposta por Washington a alguns produtos brasileiros.

O governo Lula reafirmou que as instituições brasileiras são independentes e não se curvarão a pressões externas. O presidente também disse que não vai “ficar chorando” caso os EUA não queiram comprar produtos do Brasil, e que buscará novos mercados.