Quem é Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo afastado após operação da PF
Conheça a trajetória política de Marcelo de Lima Fernandes, prefeito afastado de São Bernardo do Campo, alvo de investigação da PF por corrupção e lavagem de dinheiro.
NOTICIAS


O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes (Podemos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14) por decisão judicial. Ele é investigado pela Polícia Federal por supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.
Marcelo, de 42 anos, também precisará usar tornozeleira eletrônica durante as investigações.
Nascido em 1983, na própria cidade de São Bernardo do Campo, Marcelo é formado em gestão pública e pai de duas filhas.
Sua carreira política começou em 2008, quando foi eleito vereador com 3.906 votos, tornando-se o mais jovem da Câmara Municipal. No primeiro mandato, foi líder do partido PPS entre 2009 e 2012.
Reeleito em 2012 com 6.445 votos, tornou-se presidente da legenda na cidade em 2015.


Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Solidariedade, participando das comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Urbano.
O mandato terminou de forma antecipada em 2023, após o Tribunal Superior Eleitoral cassar seu cargo por desfiliação sem justa causa. O partido alegou que ele se desligou depois de utilizar sua estrutura financeira e política para se eleger.
Em outubro de 2024, Marcelo foi eleito prefeito no segundo turno pela coligação “SBC cada vez melhor”, com 20,64% dos votos.
Já em janeiro de 2025, ele e a vice-prefeita foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a pagar multa de R$ 5.320,50 por conduta vedada nas eleições, ao usarem bens públicos para gravação de propaganda política.