Mural em Homenagem a Lamine Yamal É Vandalizado Após Polêmica com Sete Anões
Obra que comparava o craque do Barcelona ao Super-Homem é alterada com imagens de nanismo; entenda a denúncia que gerou a repercussão.
NOTICIAS


Uma polêmica fora de campo tomou conta do mundo do futebol e, agora, ganhou um novo capítulo com a arte urbana. O craque do Barcelona, Lamine Yamal, que recentemente foi alvo de uma denúncia por contratar pessoas com nanismo para sua festa, teve um mural em sua homenagem vandalizado com imagens dos sete anões da Branca de Neve.
A obra original, feita pelo artista TV Boy e inaugurada há um mês, comparava Yamal ao Super-Homem, com um "L" no peito. A imagem foi alterada como uma crítica direta ao recente comportamento do jogador, que é cotado para ser o melhor do mundo.


A Denúncia que Gerou a Polêmica:
Lamine Yamal está de férias do Barcelona, mas se envolveu em uma polêmica após contratar pessoas com nanismo para uma festa no último sábado (12/7). A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo da Espanha (ADEE) fez uma denúncia, afirmando que a prática era inaceitável e que o único intuito do jogador era "servir de atração e espetáculo".
A ADEE reforçou que a ação "perpetua estereótipos, alimenta a discriminação e prejudica a imagem e os direitos das pessoas com nanismo". Na Espanha, a Lei Geral dos Direitos das Pessoas com Deficiência proíbe espetáculos ou atividades recreativas que usem pessoas com deficiência para provocar "zombaria, ridículo ou escárnio do público".
Enquanto a polêmica segue, o vandalismo no mural de Lamine Yamal se tornou um símbolo visual do debate sobre o respeito e a dignidade das pessoas com deficiência no esporte e na sociedade.