Lula critica Trump após sanções dos EUA: “Fez uma insensatez com o Brasil”

Após novas sanções e restrições de visto a servidores ligados ao programa Mais Médicos, Lula reage e defende parceria histórica entre Brasil e Estados Unidos.

NOTICIAS

8/14/20251 min read

Donald Trump e Lula gesticulam em seus respectivos pódios, com bandeiras ao fundo.
Donald Trump e Lula gesticulam em seus respectivos pódios, com bandeiras ao fundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “insensatez” a decisão de Donald Trump de impor novas sanções e revogar vistos de servidores brasileiros vinculados ao programa Mais Médicos.

Durante a inauguração da nova fábrica da Hemobrás em Goiana (PE), Lula lembrou que Brasil e Estados Unidos mantêm relações diplomáticas há mais de dois séculos.

“O Trump fez uma insensatez com o Brasil porque nós somos parceiros americanos há 201 anos, não é de hoje”, afirmou.

As medidas anunciadas por Washington incluem a revogação de vistos e restrições a funcionários do governo brasileiro e ex-integrantes da Opas. Segundo o secretário de Estado Marco Rubio, as ações visam punir a “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano” no âmbito do Mais Médicos.

Lula discursando no pódio em um evento do programa "Mais Médicos" do Governo Federal.
Lula discursando no pódio em um evento do programa "Mais Médicos" do Governo Federal.

Lula minimizou o impacto das restrições de viagem e defendeu a relação com Cuba, criticando o bloqueio econômico imposto há sete décadas:

“Aceite que perdeu e deixe os cubanos viverem em paz”, declarou, em referência à derrota dos EUA em tentativas de isolar o país.

A tensão se soma a outras medidas recentes da gestão Trump contra o Brasil, como aumento de tarifas e restrições comerciais, e pode impactar setores estratégicos da relação bilateral.