Lula critica Trump após sanções dos EUA: “Fez uma insensatez com o Brasil”
Após novas sanções e restrições de visto a servidores ligados ao programa Mais Médicos, Lula reage e defende parceria histórica entre Brasil e Estados Unidos.
NOTICIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “insensatez” a decisão de Donald Trump de impor novas sanções e revogar vistos de servidores brasileiros vinculados ao programa Mais Médicos.
Durante a inauguração da nova fábrica da Hemobrás em Goiana (PE), Lula lembrou que Brasil e Estados Unidos mantêm relações diplomáticas há mais de dois séculos.
“O Trump fez uma insensatez com o Brasil porque nós somos parceiros americanos há 201 anos, não é de hoje”, afirmou.
As medidas anunciadas por Washington incluem a revogação de vistos e restrições a funcionários do governo brasileiro e ex-integrantes da Opas. Segundo o secretário de Estado Marco Rubio, as ações visam punir a “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano” no âmbito do Mais Médicos.


Lula minimizou o impacto das restrições de viagem e defendeu a relação com Cuba, criticando o bloqueio econômico imposto há sete décadas:
“Aceite que perdeu e deixe os cubanos viverem em paz”, declarou, em referência à derrota dos EUA em tentativas de isolar o país.
A tensão se soma a outras medidas recentes da gestão Trump contra o Brasil, como aumento de tarifas e restrições comerciais, e pode impactar setores estratégicos da relação bilateral.