Haddad confirma anúncio de plano de contingência contra tarifaço dos EUA para esta quarta-feira
Ministro Fernando Haddad diz que medidas de socorro aos setores afetados pelo tarifaço dos EUA estão prontas e serão detalhadas nesta quarta-feira (13).
NOTICIAS


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o plano de contingência para ajudar os setores afetados pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos será anunciado nesta quarta-feira (13), em Brasília.
Segundo ele, o presidente Lula já assinou o documento, que está “100% definido” e contemplará as principais demandas do setor produtivo.
O Palácio do Planalto enviou convites para empresários participarem do evento de anúncio, marcado para 11h30. As medidas foram elaboradas após encontros entre o governo e representantes dos segmentos atingidos pelo tarifaço.
Haddad destacou que a prioridade é manter empregos e oferecer crédito às empresas que necessitarem, sempre com responsabilidade fiscal para manter a meta de déficit zero.


O pacote de ações começou a ser elaborado há mais de um mês, depois que o presidente norte-americano Donald Trump anunciou a elevação para 50% das taxas de importação de produtos brasileiros.
Pouco antes da medida entrar em vigor, cerca de 700 itens foram retirados da lista, mas setores importantes permaneceram sujeitos à taxação, gerando preocupação no governo.
Desde o início da nova tarifa, no dia 6 de agosto, empresas relatam demissões, cancelamento de investimentos e dificuldades para realocar mercadorias que seriam exportadas aos EUA.
As medidas que serão anunciadas visam reduzir esses prejuízos e garantir que as cadeias produtivas afetadas possam manter suas operações.