EUA Oferecem US$ 25 Milhões por Informações Que Levem à Prisão de Nicolás Maduro!
Ditador venezuelano é acusado de liderar cartel de drogas e conspiração para narcoterrorismo, em nova escalada de tensão com os Estados Unidos.
NOTICIAS


A tensão entre Estados Unidos e Venezuela acaba de subir mais um degrau! Os Estados Unidos anunciaram uma recompensa impressionante de até US$ 25 milhões por informações que levem à prisão e/ou condenação do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
A oferta foi divulgada pela Administração de Repressão às Drogas dos EUA (DEA) nas redes sociais, logo após o Departamento do Tesouro americano designar o Cartel de Los Soles como uma organização terrorista internacional na última sexta-feira (25).


As Acusações Contra Maduro:
Maduro é acusado diretamente de liderar o Cartel de Los Soles e de conspirar a favor do narcoterrorismo, importação de cocaína, uso e porte de metralhadoras, além de outros crimes relacionados a drogas. O Cartel de Los Soles é descrito por Washington como um grupo criminoso que, desde o final da década de 1990, teria corrompido os mais altos escalões políticos, militares e judiciais da Venezuela para facilitar o envio de drogas para os Estados Unidos.
Além de Nicolás Maduro, a publicação da DEA também busca informações sobre outros altos funcionários venezuelanos: Diosdado Cabello Rondón, ministro do Interior, Justiça e Paz, e Vladimir Padrino López, ministro da Defesa. O governo americano disponibilizou um e-mail para o envio de informações, garantindo a confidencialidade das identidades dos colaboradores.


Essa designação do Cartel de Los Soles e a recompensa por Maduro se inserem em uma série de ações do governo do presidente Donald Trump contra diversas organizações criminosas latino-americanas, como o venezuelano Tren de Aragua e os mexicanos Sinaloa e Jalisco Nueva Generación. Tais designações abrem caminho para que as forças de segurança dos EUA realizem ações diretas contra os grupos mencionados, inclusive em outros países.
A medida intensifica ainda mais a pressão internacional sobre o governo venezuelano, que já enfrenta sanções econômicas e acusações de violação de direitos humanos.