Barroso Afirma que Julgamento no STF é sobre Provas, Não Disputa Política

Presidente do Supremo Tribunal Federal fez declarações à imprensa e comparou o julgamento com a ditadura, reforçando que o processo é transparente e baseado em fatos.

NACIONAL

Eduardo Borges

9/8/20252 min read

uma montagem com todos os réus
uma montagem com todos os réus

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, fez uma declaração contundente nesta segunda-feira (8) sobre o julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus da trama golpista. O ministro afirmou que o processo “é sobre provas, não disputa política ou ideológica”. A fala de Barroso, que comparou o julgamento com o período da ditadura militar, ressalta a importância de a Justiça atuar com serenidade, transparência e imparcialidade.

Em seu pronunciamento, Barroso refutou as críticas de que o julgamento seria uma perseguição política. O ministro, que viveu e combateu a ditadura, disse que "naquele regime é que não havia devido processo legal público e transparente". A falta de transparência da ditadura, segundo ele, era o que a tornava um "mundo de sombras".

Já hoje, Barroso ressaltou que "tudo tem sido feito à luz do dia". O ministro defendeu que o julgamento é um "reflexo da realidade" e que a Justiça não pode "quebrar o espelho por não gostar da imagem". A fala de Barroso é uma defesa da Constituição e do processo democrático que rege o Brasil hoje.

a man in a suit and tie is sitting at a microphone
a man in a suit and tie is sitting at a microphone

O julgamento, que teve início na semana passada, será retomado nesta terça-feira (9). Os ministros da Primeira Turma do STF, que não inclui Barroso, vão decidir se os acusados serão condenados ou absolvidos pelos crimes que são acusados. Em caso de condenação, é possível a apresentação de recursos.

A expectativa é que as sentenças sejam proferidas ao longo da semana, já que as sessões estão previstas para ocorrer até sexta-feira (12). O julgamento, que é o mais importante da história recente do país, tem sido transmitido ao vivo para que toda a sociedade e a imprensa possam acompanhar o seu desenrolar.